Angola tem o pior índice de integração regional da SADC
País tem um baixo desempenho em termos de integração apesar de estar numa das estruturas mais integradas do continente.
O Índice de Integração Regional de África de 2016 mostra que Angola tem o pior índice de integração regional da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla em inglês) e um dos piores da Comunidade Económica dos Estados Centro-Africanos (CEEAC).
Em ambas as estruturas, Angola é considerada pela Comissão Económica das Nações Unidas para África, autora deste índice, como tendo um baixo desempenho em matéria de integração, isto mesmo tendo em conta que o país faz parte de uma das comunidades de países mais integrada do continente africano, a a SADC.
Uma das grandes responsáveis por este fraco desempenho de Angola prende-se com a livre circulação de pessoas, onde os resultados colocam Angola em último lugar nas duas estruturas, sendo que em termos de CEEAC o valor é apenas residual, muito próximo do zero, isto é praticamente não há livre circulação de pessoas.
Na integração macroeconómica e financeira, o comportamento de Angola também deixa muito a desejar, com o país colocado no último lugar da CEEAC e no penúltimo da SADC, apenas superado pelo Malawi.
Em termos de integração produtiva, Angola tem um valor mais alto dentro da SADC (quinto a contar do fim) mas tem uma integração produtiva nula na CEEAC.
Em matéria de integração em infraestruturas regionais Angola também é quinto a contar do fim na SADC mas tem um comportamento muito melhor na CEEAC, onde surge em segundo lugar.
Nem tudo é mau: em matéria de integração comercial, Angola está em segundo lugar na CEEAC (num valor muito próximo do máximo) e supera Zimbabwe, Seychelles e Tanzânia na SADC, sendo o último dos países com integração média. Na CEEAC, Angola (36 por cento) e a RD Congo (19 por cento) são os principais contribuintes para criação de riqueza na região.
Nenhum comentário