Chikoti vai representar o presidente na cimeira da União Africana
Cimeira prevê lançar o passaporte africano e abordar a eleição do novo presidente da comissão.
O chefe da diplomacia, Georges Chikoti, vai representar o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na XXVII cimeira da União Africana (UA), que decorre domingo e segunda-feira, dias 17 e 18 de Julho, em Kigali, no Rwanda, informou fonte governamental.
Entre outros aspectos, esta cimeira, que convoca os chefes de Estado e de governo do continente, prevê o lançamento do passaporte africano e abordar o processo de eleição no novo presidente da comissão da UA.
Angola não apoiou oficialmente qualquer um dos três candidatos ao cargo. Contudo, o ministro da Relações Exteriores da Guiné Equatorial, Agapito Mba Mokuy, um dos três candidatos, visitou Luanda esta segunda-feira, em visita de trabalho que envolveu um encontro com o vice-presidente, Manuel Vicente.
Além do chefe da diplomacia equato-guineense, concorrem ao cargo de presidente da comissão da União Africana os ministros nos Negócios Estrangeiros do Botswana, Pelonomi Venson-Motoi, e do Uganda, Speciosa Kazibwe.
De acordo com informação da diplomacia angolana, a cimeira de Kigali terá como convidados especiais o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas.
Nenhum comentário