Evaristo Carvalho é o novo presidente de São Tomé
Candidato apoiado pelo primeiro-ministro Patrice Trovoada consegue ser eleito à primeira volta.
Apoiante desde sempre da família Trovoada, Evaristo Carvalho chegou no domingo à Presidência de São Tomé e Príncipe, com uma vitória na primeira volta nas eleições.
Aos 75 anos e pai de 25 filhos, Evaristo Carvalho é um histórico da política são-tomense, tendo sido, por duas ocasiões, primeiro-ministro em governos de iniciativa presidencial, com o apoio de Miguel Trovoada (o primeiro presidente democraticamente eleito) e depois através do seu filho, Patrice Trovoada, quando este decidiu concorrer às presidenciais de há dez anos.
Técnico de agricultura, Evaristo Carvalho começou por ser um quadro do partido único (MLSTP-PSD) após a independência e até ao início do multipartidarismo, na década de 1990.
Ao lado de Miguel Trovoada, de quem foi chefe de gabinete quando este foi Presidente da República, Evaristo Carvalho tem sido um dos apoiantes de sempre da Acção Democrática Independente (ADI), partido do actual primeiro-ministro, Patrice Trovoada.
“A coabitação [entre a presidência e o governo] tem sido difícil. Nos 25 anos da nossa democracia, houve 18 primeiros-ministros”, afirmou, em entrevista recente à Lusa, o novo presidente, que se afirma como um defensor da estabilidade: “Eu quero contribuir para que [Patrice Trovoada] acabe o seu mandato”.
Nenhum comentário