Qual a razão para os atletas olímpicos morderem as medalhas?
É comum ver fotografias de atletas com as medalhas na boca. E o Rio'2016 comprova-o.
São várias as especulações que existem sobre o porquê de os atletas olímpicos morderem as suas medalhas. Será porque têm medo que sejam falsas? Não, a explicação é bem mais simples do que qualquer outra que tenha imaginado. Na realidade, é das poucas poses que podem fazer quando lhes é pedido para tiraram uma fotografia.
Concretamente, a ‘culpa’ é dos fotógrafos. Na imagem da vitória, foi ficando hábito entre os atletas aparecerem a morder as medalhas, apenas porque existe pouco mais que possam fazer, além de um grande sorriso por terem conseguido uma vitória.
Em entrevista à CNN, David Wallechinsky - presidente do Sociedade Internacional de Historiadores Olímpicos e um dos autores do livro 'The Complete Book of the Olympics' - explicou: "Tornou-se uma obsessão entre os fotógrafos. Eles olham para este tipo de fotografias como se fosse uma imagem icónica e que todos querem comprar".
Uma outra explicação oferece a GQ Brasil. Segundo os mesmo, a tradição pode ter nascido com os atletas a quererem testar se o material da medalha era verdadeiro ou não. "Morder uma moeda de ouro, por exemplo, deve fazer uma pequena marca no objeto", explicam.
E, se se está a interrogar como é que ainda não aconteceram acidentes com esta prática, fique a saber que já aconteceram.
Conta o Mentalfloss que, em 2010, o alemão David Moeller partiu um dos seus dentes enquanto trincava a medalha de prata.
Nenhum comentário