Alimentos que interferem com a boa saúde dos intestinos
Quando o assunto diz respeito às fezes e à capacidade de defecar, não há conversa que não dê em fibra. A fibra alimentar é um dos melhores nutrientes para o trânsito intestinal, contudo, as vontades repentinas de ir à casa de banho são provocadas por outros tipos de alimentos.
Como explica o Buena Vida do jornal As, os alimentos com alto poder inflamatório são os que mais aumentam a vontade de ir à casa de banho, uma vez que estão na origem de possíveis diarreias ou cólicas. Porém, o efeito contrário também acontece e a escolha menos acertada dos alimentos podem ainda provocar prisão de ventre.
A comida rápida e chamada de ‘plástico’ tem um efeito muito negativo no organismo, deixando-o em choque e com dificuldade em agir contra os agentes que o agridem. O resultado é um processo digestivo mais lento e uma inflamação intestinal, algo que acontece também quando se ingere trigo, centeio e cevada e se tem algum tipo de sensibilidade/intolerância ao glúten, conjunto de proteínas presente nestes três cereais.
Para os mais sensíveis (ou intolerantes), o leite pode ser um grande impulsionador de diarreia. Também as bebidas alcoólicas, quando ingeridas em excesso, podem provocar danos a nível intestinal, causando uma diarreia leve.
O café, especialmente quando ingerido em excesso ou em jejum, também pode ter danos nos intestinos e causar diarreia, uma condição a que as pessoas devem dar atenção pois pode provocar desidratação.
Por terem um efeito laxante, os rebuçados e pastilhas elásticas sem açúcar também podem estar na origem de diarreia e cólicas, assim como os alimentos picantes, que, embora façam bem, não são aconselhados as estômagos sensíveis
Nenhum comentário