Header Ads

Saiba mais

Obras do Jardim Botânico de Luanda arrancam no próximo ano

A ser criado nas encostas da Boavista e talude do Miramar, o espaço terá 15 jardins temáticos e uma estufa-fria.

Jardim Botânico (AngoPortal)


O primeiro trimestre de 2017 irá marcar o arranque das obras do Jardim Botânico de Luanda, que por esta altura ainda está em fase de projecto. Com uma dimensão de 13,4 hectares, o jardim ficará situado nas encostas da Boavista e talude do Miramar, e a sua construção insere-se nas obras de requalificação do distrito do Sambizanga.
De acordo com a edição de hoje do Jornal de Angola, o espaço será composto por 15 jardins temáticos, representando a diversidade ecológica das várias regiões do país, espaços de restauração e lazer, uma esquadra da polícia e parque de estacionamento.
Em declarações à Rádio Nacional, o arquitecto Ricardo Henriques explicou que a iniciativa é uma aposta no “turismo ecológico” que irá “valorizar a biodiversidade angolana e beneficiar a cidade de Luanda com um importante espaço verde público”.
O planeamento dos 15 jardins está a cargo do arquitecto paisagista inglês Gerald Luckhurst, consultor da UNESCO para o Parque Monte da Lua, em Sintra, Lisboa, e resultou de um trabalho de 12 meses de pesquisa, que incluiu deslocações às várias províncias de Angola.
O espaço receberá ainda uma estufa-fria, criada com o propósito de simular as condições climatéricas típicas da região norte do país, mais concretamente da província de Cabinda.
O projecto do Jardim Botânico de Luanda deverá estar acabado em Dezembro deste ano, altura do seu lançamento público e adjudicação.

Nenhum comentário