Header Ads

Saiba mais

Primeiro caso confirmado no país de microcefalia causada por Zika


O país registou esta semana o primeiro caso de um bebé com microcefalia provocado pelo Zika, elevando para três o número de pacientes detectados com aquele vírus, disse ontem à Lusa o representante da Organização Mundial de Saúde (OMS).
“É um caso de um bebé que nasceu com microcefalia. O teste da mãe deu positivo, é a informação que temos até ao momento”, explicou Hernando Agudelo, referindo-se ao caso de um mulher, nacionalidade angolana, que deu à luz numa maternidade do Bengo.
A confirmação laboratorial, entretanto comunicada à OMS, foi feita na segunda-feira, elevando para três o número de pessoas que desde Dezembro foram infectados pelo Zika em Angola, dois cidadãos nacionais e um estrangeiro.
“Se há já há um caso de microcefalia relacionada com o Zika, quer dizer que vírus está a circular em Angola há nove meses ou mais”, apontou o representante em Luanda daquela organização das Nações Unidas.

Há exactamente um ano a OMS decretou que o vírus Zika, ligado a anormalidades cerebrais graves em crianças, representava uma “emergência de saúde pública de alcance global”, estado que foi retirado a 18 de novembro, após a “resposta global” à doença.

Nenhum comentário