Header Ads

Saiba mais

Funcionários da Sonangol despejados em Cuba

Fonte: Expresso

Enviados para Cuba no âmbito de um acordo de cooperação para exploração petrolífera na ilha, funcionários da Sonangol viram­-se desabrigados devido à falta de pagamento das rendas e contas correntes, como água e luz, avança o semanário português Expresso. 

De acordo com o jornal, que cita "um diplomata angolano que pediu anonimato", a ordem de despejo partiu do próprio Estado cubano, proprietário das casas que estavam arrendadas pelos funcionários da petrolífera nacional, presentes na ilha ao abrigo de um acordo de cooperação para exploração petrolífera. 

Segundo a mesma publicação, a decisão das autoridades cubanas é apenas mais um sinal do desgaste nas relações entre Luanda e Havana, colocadas à prova, nos últimos tempos, pelos atrasos nos pagamentos de especialistas cubanos colocados em Angola.



O clima de crispação, escreve o Expresso, terá ainda sido agravado por causa de um terreno cedido por Cuba às autoridades angolanas, a pedido das próprias. A parcela de terra, situada numa zona nobre de Havana, seria destinada à construção de um hotel, projecto que não avançou, levando os cubanos a optar por outro investidor.

Nenhum comentário